circulação

Exercite-se regularmente! Ficar em forma é a melhor maneira de manter os músculos das pernas tonificados, o sangue fluindo e o peso sob controle.

As varizes são aquelas veias grandes e inchadas que geralmente aparece nas pernas. Isso porque ficar em pé e andar ereto aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Vamos entender como prevenir esse problema com ações simples no seu dia a dia.

Caminhada

Pessoas que praticam caminhada são altamente benéficas, geralmente são seguras para todas as idades e níveis de condicionamento físico. Caminhadas regulares podem ajudar você a perder peso, manter uma pressão sanguínea saudável e fortalecer seus ossos e músculos.

Ciclismo

Ciclismo é um exercício de baixo impacto, como caminhar. Ele pode aumentar a circulação enquanto protege as articulações. O ciclismo regular pode fortalecer os músculos da panturrilha e promover um fluxo sanguíneo saudável. Podem ser usadas bicicletas tradicionais e estacionárias.

Se você não tem acesso a uma bicicleta, ainda pode esticar os músculos das pernas, deitado de costas, puxando os joelhos em direção ao peito e fazendo um movimento de pedalar com as pernas.

Levantamento de pernas

Elevadores de pernas são trechos simples que não requerem nenhum equipamento especial. O melhor de tudo é que pode ser feito em casa, na cama ou até mesmo no chão. Comece deitado de costas. Levante uma perna de cada vez. Mantenha sua perna no ar por alguns segundos antes de alternar as pernas. Este exercício pode ajudar a alongar os músculos das pernas.

Muitas pessoas também praticam levantamentos de pernas em pé. Além de esticar os músculos e melhorar a circulação, este exercício pode aumentar a flexibilidade dos músculos. Segure em um objeto estável como uma cadeira e estenda uma perna à sua frente. Mantenha essa posição por alguns segundos e alterne as pernas.

Atente-se aos pulmões

Os pulmões trabalham muitos grupos musculares diferentes nos pés e panturrilhas. Quando esses músculos são fortes e saudáveis, eles podem ajudar a manter o sangue fluindo na direção certa. Comece com os pés ligeiramente afastados. Dê um passo à frente e dobre o joelho. Certifique-se de manter o joelho diretamente acima do tornozelo. Mantenha a estocada por alguns segundos, depois endireite-se e troque as pernas.

Pés de balanço

Alongar os músculos dos pés também ajuda a melhorar a força e a circulação muscular. Comece descansando seu peso na ponta dos pés por alguns segundos e depois abaixe o calcanhar. Em seguida, descanse o peso no calcanhar e levante a bola do pé. Você pode realizar esse
alongamento em pé ou sentado. Se você estiver em pé, segure um objeto estável para se equilibrar.

Eleve suas pernas

Elevar as pernas pode ajudar a aliviar as partes inchadas ou doloridas causadas pelo fluxo sanguíneo. Comece deitado de costas no chão ou em sua cama. Em seguida, levante as pernas para cima no ar. Se necessário, proponha-os contra a parede. Mantenha essa posição por alguns
minutos e então abaixe as pernas no chão. Repita conforme necessário.
O recomendado é procurar um especialista nesses exercícios ou se informar com um médico.

Trate e previna a obesidade

A obesidade contribui para a probabilidade de desenvolver muitas condições de saúde precárias, como doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e algumas formas de câncer.

Se tiver obesidade, perca peso. O controle de peso evita o excesso de pressão nas veias das pernas e pés Carregar quilos extras pressionam suas veias. As veias maiores começam a inchar à medida que o sangue se acumula nas veias das pernas devido a válvulas insuficientes que são agravadas pelo peso extra. Enquanto algumas varizes são simplesmente preocupações estéticas, outras causam sintomas dolorosos nas pernas, incluindo dor, inchaço e coceira.

A obesidade não só pode contribuir para o desenvolvimento de varizes, como o excesso de peso pode mascarar o problema. Pessoas obesas podem não perceber que têm varizes se as veias não forem visíveis devido ao excesso de gordura. Se não forem vistas, as varizes não são tratadas, o que pode levar a problemas de saúde mais graves, incluindo úlceras nas pernas.

Existe uma variedade de opções de tratamento para o tratamento de varizes, desde abordagens conservadoras, como meias de compressão, até tratamentos eficazes, como escleroterapia.
Evite usar roupas apertadas que possam restringir o fluxo sanguíneo nos resíduos, virilhas ou pernas.

Se você sofre de varizes, as roupas que você veste podem ter um impacto direto e significativo na gravidade de seus sintomas. Aqui está o que você deve saber.

Talvez você saiba que roupas de compressão podem proporcionar às pessoas varizes um alívio muito necessário, mas e o resto de suas roupas? Seu guarda-roupa não vai lhe dar varizes, mas se você já as tem, algumas seleções de alfaiataria podem piorar seus sintomas, interferindo na circulação do corpo. Você não precisa adquirir um conjunto totalmente novo, mas eis o que você deve vestir o mínimo possível e o que deve estocar.

O que evitar?

Embora possam parecer semelhantes às meias de compressão, roupas justas, como ligas, cintos, calças, meias elásticas apertadas e jeans skinny, na verdade, causam mais danos do que benefícios às pessoas com doenças venosas. Isso ocorre porque eles tendem a restringir ou cortar a circulação nas extremidades inferiores, onde varizes geralmente se desenvolvem. O salto alto também pode levar a problemas circulatórios.

Quando a circulação é fraca – principalmente nas pernas – o sangue tende a se acumular em áreas mais afastadas do coração, uma vez que as veias lutam para bombear o sangue de volta para ele.

Os sintomas dos sintomas das varizes só pioram quando isso acontece, pois, o sangue acumulado coloca mais pressão nas veias já inchadas. Isso pode levar a uma maior dor, dores e outras sensações negativas.

O que vestir

Embora haja algumas roupas a serem evitadas, há muitas peças de vestuário que as pessoas com varizes podem usar sem estimular sua condição. As meias de compressão, é claro, são uma escolha ideal, pois aliviam alguns sintomas das varizes, estimulando o fluxo sanguíneo. Meias e leggings mais largas também são as roupas ideais. Quanto aos pés, é preferível a sola macia e os sapatos de salto baixo, pois o sangue flui mais facilmente quando o pé está apoiado no chão.

Mesmo que você não tenha varizes, pode ser uma boa ideia priorizar roupas folgadas e respiráveis ​​se você estiver em maior risco de desenvolvê-las. Pessoas com histórico familiar de varizes, fumantes, pessoas com mais de 40 anos e obesos estão entre as populações com maior probabilidade de desenvolver varizes, e essa probabilidade é maior apenas para pessoas com múltiplos fatores de risco.

Clima mais quente

Quando está quente, nem sempre é possível usar itens de suporte, como meias de compressão.
Nos dias mais quentes, tente manter as pernas cobertas, mas não contraídas em itens como calças de pernas largas ou saias maxi. Para maior conforto, escolha tecidos respiráveis ​​como linho. Passar muito tempo sob o sol quente também pode piorar as varizes, por isso tente o máximo possível para obter o máximo de sombra possível e não se esqueça do protetor solar.

Evite usar sapatos de salto alto por longos períodos.

Não é segredo que o salto alto é um acessório de moda adorado por muitos, mas você já se perguntou se há algum efeito colateral em usá-lo? Infelizmente existe. Eles podem contribuir para má postura, dor no tornozelo, dor nas articulações do pescoço e nas costas e, acredite, o salto alto pode causar varizes.

Seu pé é o lar de uma rica rede de veias, bem como a sua “bomba de pé”, que é onde o seu corpo começa a devolver o sangue ao seu coração. Andar de salto alto exerce muita pressão sobre os músculos e pode restringir suas veias. Se você também tiver outros fatores de risco para varizes, considere a frequência com que usa esses estiletes de 15 cm!

Se sua rotina diária exigir que você fique de pé constantemente, considere usar mangueira de suporte diária. Estique e exercite as pernas o mais rápido possível para aumentar a circulação e reduzir a pressão.
Sapatos de salto raso ou baixo são melhores para a circulação, pois melhoram o tônus ​​muscular da panturrilha.

Se você fuma, pare urgentemente

Para as pessoas que fumam, muitos estão cientes das consequências para os pulmões, a garganta e até o coração. Fumar também amarela a pele e os dentes, danifica os cabelos e causa halitose. E fumar pode causar estragos em sua saúde vascular.
Tanto para a sua saúde geral depende ter veias saudáveis. Que tipo de efeitos adversos, então, o fumo tem em suas veias? Primeiro, a nicotina nos produtos de tabaco endurece as artérias e as estreita. Quando as artérias são estreitas e endurecidas, os coágulos sanguíneos podem se formar mais facilmente. Sabe-se que substâncias químicas e toxinas adicionais presentes na maioria dos produtos de tabaco engrossam o sangue e reduzem o oxigênio no sangue. O sangue espessado que passa através das artérias estreitas e endurecidas pode criar uma grande crise médica.

O que facilita o aparecimento de varizes. Embora esses tipos de veias doentes possam ocorrer naturalmente, é mais provável que você tenha varizes, com maior gravidade, se fuma. Um risco adicional de varizes graves é a ocorrência de trombose venosa profunda (TVP), ou um coágulo sanguíneo profundo na veia, que pode interromper e entrar na corrente sanguínea. Se o coágulo sanguíneo viaja para o pulmão, você acaba com uma embolia pulmonar altamente perigosa.

Embora a TVP possa ocorrer em não fumantes, esses coágulos sanguíneos têm 50% mais chances de se desenvolver em fumantes.

Varizes na gravidez

Não são todas as mulheres que acabam adquirindo as varizes na gravidez, porém quem tem mais chances são pessoas mais velhas ou com vasos já danificados, quando ela já é propensa não tem como evitar, mas tem como prevenir que apareçam mais.
Não deixe de dormir no lado esquerdo, e não de costas, para minimizar a pressão do útero nas veias da região pélvica. Esta posição também irá melhorar o fluxo sanguíneo para o feto. Se você é propenso a desenvolver varizes, peça ao seu médico uma receita para meias de compressão.

Por que eles são comuns durante a gravidez?

A gravidez aumenta suas chances de desenvolver varizes por 3 razões principais.
● Durante a gravidez, você produz mais sangue do que o normal para ajudar seu bebê a crescer.
● À medida que o bebê cresce, seu útero pressiona e bloqueia parcialmente as veias que retornam sangue das pernas para o coração.
● Seus hormônios da gravidez tornam as paredes das veias mais macias, o que dificulta o trabalho adequado.

Em cada caso, o sangue tende a se acumular nas pernas, causando inchaço nas pernas e varizes.

Onde as varizes costumam a surgir?

As varizes se desenvolvem principalmente nas pernas. No entanto, você também pode obtê-los na vulva (na abertura vaginal) ou no reto.
As varizes podem causar dores e dores razoavelmente ruins nas pernas. Suas pernas podem ficar pesadas ou inquietas e podem latejar, queimar ou cãibras. Algumas mulheres acham que as varizes não causam problemas, mas isso não é comum.

Como evitar as varizes na gravidez?

Caminhar ou nadar ajuda sua circulação geral e é benéfico durante a gravidez. Exercícios específicos como aumento da panturrilha e caminhada no local são bons para ajudar o fluxo sanguíneo nas pernas.

Não há maneira certa de prevenir varizes durante a gravidez. No entanto, elas podem ser menos propensos a desenvolver se você:

● Fique ativa
● Não sente por muito tempo
● Coloque as pernas acima do quadril, se possível, quando estiver descansando ou sentada
● Evite usar algo muito apertado na cintura ou na pélvis

Se você desenvolver varizes, elas provavelmente desaparecerão sem tratamento quando o bebê tiver 3 a 4 meses de idade. Mas para algumas mulheres, isso pode demorar um ano.
Enquanto isso, você pode tentar usar meias de compressão, tomar medicamentos, fazer massagem ou usar reflexologia. Essas opções podem ou não ajudar, pois nenhuma foi provada como eficaz.
Algumas pessoas fazem cirurgia para remover a veia afetada, mas se você estiver pensando nisso, aguarde pelo menos um ano após o nascimento do seu bebê para ver se as varizes desaparecem sem tratamento.

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